Como acionar o seguro em caso de sinistro de carro ou moto?

11/08/2020

Em seguro, todo imprevisto que ocorre de forma súbita ou involuntária é chamado de sinistro. Quem se preocupa com proteção tanto para si e para a família quanto para seus pertences, busca um seguro que possa proteger nessas situações de sinistros.

sinistro

Infelizmente, em alguns casos, não temos controle da situação, mas ter um seguro facilita muito a vida de quem quer se sentir mais tranquilo mesmo nessas ocasiões. Hoje, você vai conferir nesse post o que fazer e como acionar seu seguro em casos de carro sinistrado e também no sinistro de moto. Se você quer saber o que fazer nessas horas e como acionar o seu seguro, fique com a gente!

Entendendo melhor o sinistro

No geral, perdas e danos sofridos ao carro sinistrado ou moto já entram nessa categoria, mas nem toda situação imprevista pode ser coberta pelo seguro, por isso é fundamental conferir nas condições gerais do seguro auto, para saber quais eventos estão ou não cobertos.

Roubos, furtos, colisões e incêndios são alguns dos exemplos mais comuns que podem ser cobertos pelo seu seguro auto. Alguns seguros também contam com excelentes coberturas opcionais que garantem uma proteção mais ampla, assegurando objetos e equipamentos do veículo e até mesmo quebra de vidros, chaveiro, troca de pneus e outros serviços importantíssimos.

sinistro

Os tipos de sinistros

Há dois tipos de sinistros: o parcial e o integral:

Sinistro parcial: é considerado sinistro de perda parcial, danos que não ultrapasse 75% do valor do veículo.Ao final do conserto o segurado realizada o pagamento da franquia junto à oficina escolhida por ele ou que tiver sido indicada pelo corretor de seguros.

Sinistro integral: é considerado perda total, danos que cheguem a 75% do valor do veículo, sendo que nesse caso, não é necessário pagamento de franquia.

Como é feito o cálculo da indenização integral

A indenização integral é baseada no percentual e modalidade de seguro (valor de mercado ou valor determinado) que foram contratados lá atrás quando o seguro foi feito. As seguradoras indenizam na maioria dos casos, 100% do valor fipe do veículo, quando esta modalidade é contratada dessa maneira, ou em alguns casos, alguns segurados optam por segurar cerca de 10% a 20% a mais da tabela, para que em caso de sinistros, eles recebam um pouco a mais do que pagaram, mas isso não vale para todo e qualquer veículo.

Dependendo da regra de cada seguradora, algumas nem aceitam colocar percentual a mais devido ao ano do veículo, por exemplo. Sempre é prudente, consultar seu corretor sobre a possibilidade ou não de aumentar o percentual da fipe.

Mas, qual procedimento a ser tomado em caso de sinistro?

Em caso de Roubo ou Furto do veículo:

Primeiro, procure manter a calma, se tiver sido um assalto, segundo, busque um local seguro, caso o local da ocorrência, não lhe deixe tranquilo e caso ainda esteja de posse do seu aparelho celular e carteira, comunique um parente próximo a respeito do fato e assim que possível procure a delegacia mais próxima de você para fazer um boletim de ocorrência. Caso não tenha nenhuma delegacia por perto é possível fazer esse procedimento em casa eletronicamente, através de um computador ou pelo celular.

Após isso, entre em contato com seu corretor de seguros, explique o que houve e diga que deseja fazer abertura de um sinistro de roubo ou furto. Se já tiver cópia do boletim em mãos, envie também para o seu corretor, para que o mesmo anexe ao processo. Demais documentos com carteira de habilitação etc, poderão ser solicitados ao longo da análise do processo assim que for aberto.

A partir da abertura do sinistro a maioria das cias dão prazo de até 7 dias para ver se o veículo é recuperado ou não, caso esse prazo estoure e não haja notícias do veiculo, ai a cia inicia o processo de perda total, e em aproximadamente 3 dias, envia por e-mail para o segurado e corretor de seguros, a lista de documentos que o segurado precisa providenciar e enviar à seguradora, para que seja feita posteriormente análise e definição da data de pagamento da indenização integral por roubo ou furto do veículo.

sinistro

Em caso de Colisão:

Parecido com o sinistro de perda total, porém a parte do boletim de ocorrência, é opcional em casos de colisão simples onde não haja vítimas. Se houver vítimas, ai sim, é obrigatório realização de boletim de ocorrência.

Basicamente, pegue os dados do terceiro com quem você teve a colisão, nome, telefone, anote a placa da pessoa em quem você colidiu e marque o modelo do veículo se possível. Se o segurado for o causador do acidente, ele tem que entrar em contato com o corretor de seguros e informar o ocorrido, dessa forma o corretor irá fazer algumas perguntas para a abertura do sinistro como:

– Data, horário aproximado e endereço do local da colisão;

– Qual numero da CNH e validade;

– Se foi feito boletim de ocorrência ou não;

– Qual o nome, telefone e placa do veículo;

– Terceiro envolvido na colisão para que posteriormente o corretor faça contato com o mesmo e oriente-o sobre qual procedimento a tomar para ter seu carro consertado pelo seguro do segurado (causador).

Após esse procedimento, se o segurado não for reparar o próprio carro e for apenas dar atendimento ao terceiro, então em alguns casos as cias podem ou não pedir vistoria do veículo segurado. Se no momento da abertura do sinistro a cia não solicitar vistoria logo de cara, então ela pode pedir posteriormente, se tiver alguma dúvida, mas isso a cia costuma avisar ao corretor que irá avisar ao segurado, posteriormente.

Essa vistoria em alguns casos nem precisa ser pessoalmente levando o carro numa oficina.

Atualmente algumas cias estão disponibilizando uma selfie vistoria, onde o segurado tirar algumas fotos do veículo e envia através de um link ou aplicativo.

Se ele for reparar o próprio veículo, terá que fazer vistoria presencial em alguma oficina que pode ser uma da confiança dele, ou referenciada da cia, e é onde posteriormente o veículo dele será consertado.

Após vistoria feita realizada, a cia tem prazo de alguns dias para analisar as fotos ou relatório dos danos e ai liberar o conserto se a avaria reclamada for condizente com o que foi constatado pela vistoria, ou em caso de divergência negar o reparo do sinistro.

Lembrando que, no momento em que ocorrer o sinistro de moto ou do carro, informe seu corretor de seguros ou avise diretamente ligando na seguradora.

Como funcionam os prazos e o pagamento?

As cias tem por regra da condição geral, prazo de até 30 dias para finalizar um processo de sinistro e providenciar indenização.

Vale a pena ter um seguro auto ou seguro de moto?

Sim! Afinal, hoje em dia não dá para contar apenas com a sorte quando se trata de ter um veículo. É mais do que indispensável ter um seguro auto ou seguro de moto que possa cobrir danos e transtornos.

Pense no custo-benefício: o que é pagar um valor baixo perto da dor de cabeça que seria não ter um seguro? O preço pode caber bem no seu orçamento e nada vai substituir a tranquilidade em saber que, mesmo num sinistro que tenha danificado seu carro ou moto, você teria o amparo e proteção da cobertura do seu seguro.

Converse com sua corretora de seguros sobre a apólice e saiba tudo o que seu seguro auto e seguro de moto pode cobrir.

sinistro

Como contratar seguro auto e seguro de moto?

Para agilizar o processo de burocracia e ter maior facilidade para entender toda a cobertura do seu seguro de carro e seguro de moto que está na apólice, conte com a Bumerangue Seguros!

Trabalhando há mais de 30 anos com compromisso e dedicação, a Bumerangue Seguros é uma corretora de seguros que mostra competência no que faz, oferecendo os melhores seguros de grandes seguradoras com um excelente custo-benefício.

Entre em contato com a gente e faça sua cotação de seguro auto e seguro de moto agora mesmo!

Gostou do nosso tema de hoje e quer saber também sobre outros tipos de seguros? Confira nosso Blog Bumerangue para mais dicas! Acompanhe-nos no Facebook e no Instagram para mais novidades. Até o próximo post!

Posts Relacionados

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre nossos Seguros e Serviços é só mandar uma mensagem 😉