Como funciona o seguro de carro financiado?

13/01/2021

Atualmente, o financiamento de veículos se tornou um dos meios mais utilizados para adquirir um carro, com diferentes condições de pagamentos que se adequam às necessidades do cliente e de seu bolso. Dessa forma, fica muito mais simples realizar o sonho de ter um carro novinho.

seguro-de-carro-financiado

Como sabemos, o seguro auto deve ser contratado para a proteção e segurança tanto do condutor e seu veículo quanto de terceiros. O que muitos ainda não sabem é que para veículo financiado, o condutor pode sim fazer a contratação de um seguro de carros financiados que é próprio para esse tipo de situação.

Quer saber mais sobre seguro de carro financiado? Neste post, você vai conferir tudo sobre esse tipo de seguro e como ele pode proteger o seu sonho de ter um carro novo! Confira!

O que é o seguro de carro financiado e como funciona?

seguro-de-carro-financiado

Vamos supor que uma pessoa comprou um carro por meio de um financiamento de 60 meses, mas no quinto mês o carro é roubado e não foi possível encontrar e recuperar o veículo. Imagine pagar por um carro que você não tem mais, jogando fora todo o investimento que fez e todo dinheiro que planejou? Por mais absurdo que pareça, infelizmente esse cenário é muito mais comum do que imaginamos.

O seguro de carro financiado atua exatamente nisso: ele protege o seu financiamento dessas situações, podendo indenizar o segurado de acordo com a cobertura contratada e os sinistros previstos em apólice. Dessa forma, o segurado fica muito mais tranquilo mesmo com muitas parcelas do financiamento para pagar.

Mas é importante ressaltar que: no caso de veículo financiado, o segurado não é o proprietário do veículo até que as parcelas do financiamento sejam quitadas, mas vamos conferir as diferenças logo abaixo.

Seguro auto x seguro de carro financiado: quais as diferenças?

seguro-de-carro-financiado

No momento da cotação e contratação do seguro, o segurado deve informar que o veículo é financiado. Como dito logo acima, durante o pagamento das parcelas do financiamento, o veículo não pertence ao segurado ainda, e sim à financiadora, se tornando do segurado somente a partir da quitação desses valores.

Existem algumas pequenas diferenças entre o seguro auto convencional e o seguro de carro financiado, afinal, quando o veículo é financiado, os cuidados devem ser redobrados. O seguro de carro financiado atuará semelhante ao seguro auto convencional, com a diferença dos pagamentos da indenização e também dos valores da cotação do seguro.

Como o seguro de carro financiado funciona igual ao seguro auto comum, as coberturas contratadas funcionam da mesma maneira, havendo a possibilidade da contratação de coberturas adicionais. As coberturas básicas mais comuns são:

  • roubo e furto do veículo;
  • colisões;
  • cobertura para desastres naturais;
  • perda parcial e/ou total do veículo.

Como funcionam os pagamentos da indenização do seguro?

seguro-de-carro-financiado

O seguro de carro financiado, assim como o seguro auto, possui a cobertura para perdas totais ou parciais, e a partir disso é possível saber como será feita a indenização do veículo.

Caso o segurado tenha recursos disponíveis para quitar o financiamento, a partir da quitação (junto à financiadora), a seguradora faz o pagamento da indenização. Por exemplo: se houver uma dívida de 15 mil pela instituição credora e 50 mil da indenização da seguradora, o segurado pode fazer o pagamento dos 15 mil para o banco e receber os 50 mil da seguradora.

No caso de o segurado não ter o valor para a quitação do financiamento, ele pode acionar a seguradora, que fará a quitação desses valores junto à financeira dentro do limite que foi contratado. Ou seja, a seguradora faz o pagamento dos 20 mil para a credora e faz a transferência de 30 mil para o segurado.

Agora, se o saldo da dívida for maior que o valor da indenização contratada na apólice, o segurado pode tentar uma negociação com a financeira e com a seguradora em termos de valores, dentro da “substituição de garantia”. Com isso, o segurado substitui o bem perdido por outro e por meio disso, o novo bem é alienado mais uma vez à financeira. Lembrando que, com esse método de negociação, a financeira não tem a obrigação de aceitar a proposta, mas vale a tentativa.

Como fazer uma cotação de seguro de carro financiado

seguro-de-carro-financiado

Para fazer uma cotação, é necessário que o segurado entre em contato com uma corretora de seguros, pois é ela que vai atuar como um intermediário entre o segurado e a seguradora. A corretora de seguros tem o papel fundamental de esclarecer todas as informações como valores do seguro com relação ao perfil do condutor, coberturas e outros apontamentos. Por isso, é importante contar com uma boa corretora de seguros e evitar futuras dores de cabeça depois. Mas você já sabe com qual corretora de seguros contar?

Precisa de um seguro de carro financiado? Cote com a Bumerangue!

seguro-de-carro-financiado

A Bumerangue Seguros é uma corretora de seguros que trabalha com os melhores seguros do mercado! São preços competitivos de seguros das maiores seguradoras, que darão a você muito mais proteção e segurança sem pesar no bolso!

Com a Bumerangue Seguros, você tem:

  • agilidade;
  • atendimento especializado;
  • assistência de qualidade;
  • segurança;
  • e muito mais tranquilidade para o seu dia a dia!

Precisa de um seguro de veículo financiado com os melhores preços e as melhores coberturas? Entre em contato conosco e faça uma cotação agora mesmo.

Gostou de saber sobre seguro de veículo financiado? Fique por dentro de muito mais através do nosso blog e nos siga pelo Facebook e Instagram.

Posts Relacionados

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre nossos Seguros e Serviços é só mandar uma mensagem 😉