A aquisição de um automóvel é o sonho de muitas pessoas. E sua realização marca a iniciação de uma nova fase da vida, pautada por uma maior independência. Sem sombra de dúvidas, a melhor forma de entrar com o pé direito nessa nova fase é por meio de um consórcio de veículo!
Isso ocorre porque comprar um carro envolve valores muito altos. Nesse contexto, saber como fazer um consórcio é um diferencial capaz de facilitar a aquisição de veículos!
Na conversa de hoje falaremos sobre como funciona um consórcio de carros, como fazer um consórcio e onde encontrar uma boa corretora de seguros em SP para fazer a venda de consórcios. Confira!
O que é um consórcio de veículo? Como funciona?
O consórcio de carro é um tipo de compra em conjunto em que várias pessoas que desejam comprar um bem ou serviço similar se juntam para pagar parte dele.
Resumidamente, escolhe-se o valor das parcelas e a quantidade de meses. Até o final desse período, você terá o crédito para comprar o carro! Por exemplo, se o consórcio conta com 50 pessoas, cada uma pagando parcelas de R$ 500,00 ao mês, isso significa que o grupo vai gerar R$ 25.000,00 por mês, o que é o suficiente para a compra de um carro popular!
O consórcio de veículo funciona como um financiamento em grupo em que os interessados contribuem com uma parcela mensal para montar uma espécie de poupança conjunta.
A cada mês é realizado um sorteio com objetivo de selecionar uma pessoa do grupo para receber uma das cartas de crédito disponíveis. Ou seja, ela recebe o dinheiro para efetuar a compra.
Para quem não deseja esperar até o final do consórcio para receber o dinheiro, existe a opção de dar lances, como em um leilão. Quem der o lance de maior valor, leva a carta de crédito. No entanto, ainda que você vença o leilão, será necessário pagar as parcelas restantes até liquidar completamente o valor do veículo.
Além de dispensar a conhecida taxa de entrada, o consórcio de veículo também não envolve os juros comuns ao financiamento, o que representa uma grande vantagem quanto aos valores envolvidos nesse processo!
Outro detalhe muito interessante é que o consórcio de carros é muito indicado para compradores que não têm tanta pressa e desejam fazer uma aquisição mais bem planejada, como estudantes, que não dispõem dos altos valores necessários para comprar um carro diretamente e precisam planejar seu futuro.
Isso se dá porque o consórcio permite que seus participantes planejem o próprio futuro financeiro e concretizem seu sonho de comprar determinado bem. Por meio do pagamento mensal de parcelas, o contratante se planeja para desfrutar de sua organização financeira, obtendo futuramente um bem de valor estimado.
Qual a diferença entre consórcio e financiamento?
O consórcio de carros pode ser classificado como um tipo de autofinanciamento. Isso se deve ao fato de que, no consórcio, os bens ofertados são financiados por participante. Esse autofinanciamento implica uma autogestão na qual o consorciado deve poupar, entregando à administradora uma determinada quantia (parcela mensal) para garantir que terá, em algum tempo, acesso ao veículo ou imóvel.
No financiamento, um banco financia a compra do veículo, pagando o bem enquanto correntista paga as parcelas ao banco até quitar o valor total da dívida. Como compensação pelo financiamento, o banco cobrará juros e correção monetária, aumentando o custo final da aquisição do veículo.
5 dúvidas comuns sobre o consórcio de veículo
É comum se deparar com diversas dúvidas sobre consórcios, em especial porque, no caso dos consorciados, essa é o seu primeiro carro. Pensando nisso, responderemos às dúvidas mais comuns sobre consórcio de carros. Confira!
1 – As parcelas do consórcio de veículo podem sofrer reajuste?
Sim. Caso o preço de tabela do veículo escolhido sofra alterações, é possível que sofram reajustes no valor do consórcio a fim de cobrir a diferença.
2 – O dinheiro cai na minha conta?
O dinheiro apenas cairá na conta se o consorciado aguardar até o final do grupo ou estiver contemplado e quitado no decorrer do grupo.
3 – Continuo pagando mesmo após ser sorteado?
Sim. Ainda que você seja contemplado nos primeiros sorteios, será necessário continuar pagando as parcelas restantes do consórcio.
4 – Demora para receber?
Sim, pode demorar para receber o veículo. É possível que você pague o consórcio inteiro por não ter sido sorteado antes. Caso esteja com pressa, o lance no leilão ou o financiamento são opções interessantes.
5 – O que acontece se atrasar as parcelas do consórcio?
Caso o cliente atrase as parcelas do consórcio, estará sujeito ao pagamento de multas e juros, principalmente após a contemplação.
Qual o papel do corretor de seguros em um consórcio?
Para participar de um consórcio é necessário assinar um contrato contendo diversas cláusulas, condições e termos complexos. A figura da corretora de seguro mostra-se indispensável no momento da escolha de consórcio, pois a corretora conta com profissionais capacitados a fim de garantir transparência na negociação.
Além disso, a corretora de seguros fará uma análise do seu perfil para identificar as suas necessidades. Desta forma, é possível selecionar o plano de consórcio que seja mais benéfico a você, permitindo que você planeje toda a aquisição do seu veículo sem preocupações e usufrua de todas as vantagens que o consórcio pode lhe oferecer!
Procurando por corretoras de seguros em São Paulo? Conheça a Bumerangue Seguros! Somos uma corretora de seguros cujo maior diferencial é a atenção ao consorciado! A Bumerangue Seguros fornece assistência completa, desde a assinatura do contrato até o pagamento da última parcela, garantindo que a sua contemplação ocorra da forma mais segura possível!
Gostou de saber mais sobre como funciona um consórcio de carros? Siga o Blog Bumerangue e não perca nenhuma novidade sobre seguros! Siga-nos no Facebook e no Instagram! Interessado em algum seguro? Entre em contato conosco! Até a próxima!