Cotação de seguro de moto: como fazer?

13/03/2020

O alto valor de bens como carros e motos faz com que a aquisição destes envolva um grande planejamento a fim de evitar problemas que colocariam todo o investimento a perder. No caso de motos, o cuidado deve ser redobrado.

cotação seguro de moto

Isso se dá porque, além da taxa de acidentes envolvendo motocicletas ser maior do que com outros veículos, as motos também são muito visadas em roubos. Ou seja, as chances de perda dos valores investidos são muito maiores.

Muitos motociclistas, buscando evitar esse tipo de incidente, procuram pela ajuda do corretor de seguro. Pensando nessa necessidade, a nossa conversa de hoje falará sobre como fazer cotação de seguro de moto, quais as vantagens desse serviço e onde achar uma boa corretora de seguros em SP! Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Como um seguro de moto funciona?

cotação seguro de moto

O seguro de moto funciona de forma muito similar ao de carro. Geralmente, os seguros para motos incluem proteção contra furtos, roubos e colisões, e o seguro padrão varia entre 30% e 40% do valor da moto. Também é possível optar por uma proteção específica apenas contra roubos e furtos. Aqui, a prestação do seguro cai para um valor entre 20 e 30% do valor do bem.

Embora os pacotes mais básicos de seguro moto cubram apenas roubos e furtos, é possível adicionar proteções contra colisões, incêndios e danos a terceiros. Esse tipo de cobertura já vem incluso nos planos mais completos. No entanto, como as motocicletas não causam tantos danos a outros veículos como um carro ou caminhão, o valor para ressarcimento a terceiros atingidos costuma ser menor.

Os seguros de moto se dividem em dois tipos, compreensivo e não compreensivo:

Compreensivo: é a alternativa mais completa e com mais coberturas, pois em uma única apólice é possível contratar a proteção em casos de colisão, roubo, furto, incêndio e muito mais.

Geralmente, inclui proteção parcial contra perdas, o que significa que caso os danos sejam menores que 75% do total, a seguradora arca com os custos de uma parte dos reparos e você, com outra.

Não compreensivo: geralmente, cobre apenas roubo e furto ou apenas perda total, ou seja, apenas quando a moto não é encontrada ou os danos excedam 75%. A quantidade menor de coberturas significa, no entanto, que o preço é menor. Não costumam envolver franquias por não trabalharem com perdas parciais.

Como fazer cotação de seguro de moto?

cotação seguro de moto

Ao buscar uma corretora de seguros, muitos condutores são pegos de surpresa pelos inúmeros fatores que afetam o valor final das parcelas do seguro. Tem alguma dúvida sobre como fazer cotação de seguro de moto? Confira abaixo os fatores que mais influenciam os valores da proteção!

O primeiro fator levado em conta na cotação de seguro de moto são as cilindradas, com o valor aumentando de forma proporcional à elevação das cilindradas, exigindo atenção à potência do motor na hora de fazer o seguro, já que algumas seguradoras nem trabalham com motos abaixo de 300 cilindradas.

Modelos custom, como as Harley-Davidson, geralmente são usados para lazer, o que normalmente significa menor rodagem semanal e, consequentemente, menor valor de cotação. Já modelos esportivos costumam contar com seguros de valores mais altos.

O perfil do condutor também é sempre avaliado pelo corretor de seguros. Fatores como a idade (até 24 anos, o perfil é considerado de risco), o histórico do condutor (perder menos pontos na carteira por não ter recebido multas ou se envolvido em acidentes significa que o condutor é mais prudente, reduzindo as chances da seguradora precisar ser acionada) e até mesmo seu estado civil (casados geralmente possuem descontos especiais, pois a seguradora novamente imagina maior cuidado do condutor por conta de seu cônjuge) podem ser levados em consideração.

A função à qual a moto se destina também influencia o valor final do seguro. Isso se dá pelo fato de que quanto maior a frequência de uso do veículo, maior a sua exposição a sinistros como acidentes, roubos e afins.

A localização do motociclista é outro fator importante, pois se o condutor trabalha ou mora em locais de maior risco (como portas de faculdade, grandes centros urbanos e afins), os preços do seguro podem ser um pouco maiores.

Vantagens de contar com a proteção de um seguro moto

cotação seguro de moto

O custo da prestação de um seguro para motos costuma compensar muito ao segurado, que poderá contar com diversas facilidades e vantagens. Confira algumas delas a seguir, na forma de facilidades e vantagens como as listadas abaixo:

– indenização do valor do bem em caso de perda total, roubo ou furto, protegendo investimento financeiro;

– cobertura de despesas de consertos em caso de acidentes;

– indenização a terceiros em caso de dano ao patrimônio de outras pessoas;

– assistência 24 horas, que pode englobar chaveiro, guincho, troca de pneus e até mesmo transporte domiciliar em caso de pane; e

– extensa rede credenciada de lojas de acessórios/reparos com descontos.

Procurando por corretora de seguro em SP? Conheça a Bumerangue Seguros! Somos uma corretora de seguros na Mooca cuja tradição e comprometimento com o cliente são marcas registradas desde 1989! Nossa atenção ao segurado é um diferencial, pois fornecemos todo o suporte, desde o momento da contratação do seguro de moto ideal até seu acionamento, garantindo que o serviço seja feito da forma correta a fim de lhe proporcionar maior qualidade e agilidade no atendimento!

Tudo isso é possível graças às nossas parcerias com as melhores seguradoras do mercado, que nos permitem providenciar o melhor serviço de acordo com as suas necessidades!

Gostou de saber mais sobre como fazer cotação de seguro de moto? Siga o Blog Bumerangue e não perca nenhuma novidade sobre seguros! Siga-nos no Facebook e no Instagram! Interessado em algum seguro? Entre em contato conosco! Até a próxima!

Posts Relacionados

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre nossos Seguros e Serviços é só mandar uma mensagem 😉