Seguro agrícola e propriedade rural: o que é coberto e como funciona?

25/08/2020

Quem está sempre nas lavouras e lida diariamente com diferentes situações nas plantações, sabe o impacto negativo que certas condições climáticas podem trazer às lavouras. Desde chuvas fortes a geadas e granizos, é importante proteger todo o seu investimento e evitar prejuízos. Nesse caso, a contratação de um seguro agrícola é ideal.

seguro-agricola

É muito comum surgirem dúvidas quanto ao seguro agrícola, afinal, como todo seguro, o seguro agrícola também tem características e regras a ser cumpridas que devem ser analisadas antes de sua contratação. Por isso, hoje você vai ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre seguro agrícola e como a contratação deste seguro pode proteger o seu negócio.

Quer proteger o seu negócio agrícola e saber mais sobre o que a proteção do seguro agrícola pode oferecer à sua lavoura? Confira o nosso post de hoje!

O que é seguro agrícola e como funciona?

seguro-agricola

O seguro agrícola é uma modalidade de seguro no qual visa proteger o capital investido nas lavouras contra perdas e danos gerados por fenômenos climáticos, como chuvas fortes e intensas, ventanias, geadas, incêndios, secas e diferentes variações de temperatura que causem impacto na plantação.

O seguro agrícola pode minimizar perdas nas plantações causadas por:

• incêndios e raios;

• chuvas excessivas e intensas;

• geadas e granizos;

• ventos fortes

• variação excessiva de temperatura;

• inundações;

• secas;

• ventos frios;

• não germinação; e

• tromba-d’água.

Lembrando que a cobertura do seguro agrícola vai sempre depender da seguradora, por isso é muito importante fazer uma cotação com a corretora de seguros antes de fazer a contratação

Tipos de seguros agrícolas

seguro-agricola

O seguro agrícola também possui modalidades que podem se adequar melhor ao que o produtor rural precisa. Seria a colheita, o penhor rural e o pecuário, embora nem toda companhia tenha aceitação para todo tipo de seguro dentro do Agro.

Vamos conferir a seguir alguns dos tipos de seguros agrícolas comercializados no mercado.

GRÃOS

Seguro Agrícola Multirriscos para as culturas de soja e milho verão.

Coberturas básicas obrigatórias para danos decorrentes diretamente de:

  • incêndio;
  • raio;
  • tromba-d’água;
  • ventos fortes;
  • ventos frios;
  • granizo;
  • chuva excessiva;
  • seca;
  • geada; e
  • variação excessiva de temperatura

Cobertura adicional de replantio

Garante os prejuízos decorrentes de um dos seguintes eventos que tenham causado danos à cultura, exigindo o replantio da mesma:

  • incêndio;
  • raio;
  • tromba-d’água;
  • granizo;
  • chuva excessiva; e
  • geada.

POMAR

Proteção de alguns cultivos de frutas contra os danos causados pelo granizo.

Cobertura de granizo

Cobertura para danos causados por queda de granizo, caracterizado por precipitações atmosféricas em forma de partículas de gelo, maiores que 2 mm, ocasionando queda na produtividade dos bens segurados.

Qual é o período de vigência da cobertura do seguro para pomares?

A cobertura tem início com a frutificação e estende-se até o final da colheita

HORTA

Seguro para proteger cultivo de alguns tipos de vegetais e hortaliças de danos decorrentes do granizo.

Cobertura para queda de granizo, caracterizado por precipitações atmosféricas em forma de partículas de gelo, maiores que 2 mm, ocasionando queda na produtividade dos bens segurados.

Cobre danos com a geada, queda da temperatura do ar que ocasiona o congelamento da água no interior das plantas e na superfície de suas folhas, prejudicando seu desenvolvimento e a produtividade da plantação. Para o seguro, são considerados os seguintes danos físicos: formação intracelular de cristais de gelo nos tecidos, murcha, órgãos reprodutores desidratados, grãos chupados ou morte das plantas.

Cobre danos causados pela chuva que torne excessivo o nível de umidade no solo, alterando a fisiologia normal da planta, tendo como consequência a perda de produtividade. Os danos físicos considerados são: apodrecimento e/ou asfixia de raízes, clorose das folhas e caules, murcha, apodrecimento basal e/ou ascendente do caule ou morte da planta, arrasto, arranquio ou enterramento de plantas.

Qual o período de cobertura do Seguro Agronegócios para Horta?

A cobertura desta modalidade de seguro agrícola inicia-se 7 dias após o transplante e se encerra com a colheita ou término da vigência, o que ocorrer primeiro.

MÁQUINAS AGRÍCOLAS

O Seguro Máquinas Agrícolas foi criado para proteger equipamentos e maquinários utilizados nas propriedades rurais, evitando prejuízos inesperados, e abrange uma ampla variedade de máquinas agrícolas. Além de cobrir possíveis danos físicos causados aos equipamentos, oferece coberturas adicionais, como danos elétricos, roubo, entre outras.

Nele você pode contar com as coberturas de:

  • danos físicos ao bem;
  • subtração de bens;
  • quebra de vidros por alteração de temperatura;
  • perda ou pagamento de aluguel;
  • equipamentos operando em proximidade da água; e
  • danos elétricos.

Penhor Rural x Benfeitoria e Produtos Agropecuários: qual a diferença?

seguro-agricola

Essa modalidade de seguro tem como objetivo cobrir perdas ou danos causados a bens diretamente relacionados às atividades agrícola, pecuária, aquícola ou florestal, que tenham sido financiados ou oferecidos em garantia de operações de crédito rural.

Essa modalidade de seguro tem como objetivo cobrir perdas ou danos causados a bens diretamente relacionados às atividades agrícola, pecuária, aquícola ou florestal, que não tenham sido oferecidos em garantia de operações de crédito rural.

Para quem o seguro máquinas agrícolas é indicado?

O seguro cobre máquinas e equipamentos que sejam diretamente relacionados às atividades agrícola, pecuária ou aquícola. O seguro pode ser contratado por agricultores de qualquer porte, para equipamentos próprios ou financiados.

Como funciona a subvenção do governo no Seguro Agricola?

O governo federal pode subsidiar parte do seguro por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural. Produtores paulistas e paranaenses podem, ainda, contar com o auxílio de subvenção estadual para reduzir custos do seguro. Para mais informações, consulte um corretor ou os órgãos públicos responsáveis.

PECUÁRIO

O Pecuário é um seguro voltado para a bovinocultura: cobre a vida de animais destinados principalmente a consumo, cria, recria, engorda e terminação em confinamento.

Disponível para todo o Brasil, com foco em operações massificadas e animais de baixo valor.

Coberturas:

Morte do animal segurado ocorrida devido a:

  • doenças de caráter não epidêmico: estados septicêmicos (infecção generalizada) e enfermidades infectocontagiosas, parasitárias e orgânicas em geral;
  • acidente;
  • incêndio, raio, insolação e eletrocussão;
  • envenenamento, intoxicação e ingestão de corpo estranho, desde que de forma acidental;
  • asfixia por sufocamento ou submersão;
  • luta, ataque ou mordedura de animais; e
  • parto ou aborto (exceto fêmeas doadoras em processo de premunição) ou inoculações vacinais e outras medidas de ordem preventiva necessárias à salvaguarda do animal

Vale a pena contratar um seguro agrícola?

seguro-agricola

Nos últimos anos, houve uma grande instabilidade na variação climática num curto período de tempo, o que impactou negativamente nas plantações. Com isso, a busca pelo seguro agrícola foi maior entre os produtores rurais, o que facilitou em diferentes custos e coberturas oferecidos pelas seguradoras.

Vale muito a pena contratar um seguro agrícola para proteger a plantação sabendo dos riscos e imprevistos de cada dia. Imagina se toda sua plantação fosse afetada por ventos e chuvas intensas? Sem um seguro agrícola, o prejuízo financeiro seria grande, mas com o seguro, você teria tranquilidade para recuperar o seu negócio.

Mesmo assim, o produtor rural deve entrar em contato com uma corretora de seguros, que será a intermediária entre o cliente e a seguradora e orçará diferentes tipos de seguros agrícolas com as coberturas que mais vão se adequar ao que o produtor rural precisa.

Por que contratar o Seguro Agrícola?

seguro-agricola

Todo produtor rural já sabe da importância que a agricultura tem em nosso país; além disso, as plantações e lavouras não estão imune a situações extraordinárias que também causam um impacto negativo no agronegócio – situações como o “ciclone bomba”, que é formado por chuvas torrenciais, quedas muito drásticas nas temperaturas e também ventanias intensas. Esse tipo de fenômeno climático ocorreu no Sul e no Sudeste do Brasil e tem a capacidade de destruir todas as atividades agrícolas, o que nos dá um importante ponto a se analisar antes de fazer a contratação de um seguro agrícola.

Além disso, o Brasil esteve bem perto de sofrer ataques por uma nuvem de gafanhotos, que também pode atingir diretamente as lavouras e causar grandes prejuízos nas plantações. Havendo um seguro agrícola nessas duas situações, o produtor rural tem sua proteção financeira contra os estragos causados por situações como as mencionadas acima, minimizando todas as perdas.

Como contratar o seguro agrícola

seguro-agricola

Agora que você já sabe da importância do seguro agrícola para proteger o capital investido nas safras e minimizar ao máximo os prejuízos, está na hora de contratar o seguro agrícola!

Para contratar o seguro agrícola, você deve entrar em contato com uma corretora de seguros, pois é quem será responsável por intermediar as negociações entre o cliente e a seguradora e também responsável por tornar todo o processo de contratação muito mais rápido e eficaz. Por isso, conte com a Bumerangue Seguros!

Na hora de contratar o seguro agrícola, ao entrar em contato com a Bumerangue Seguros, você terá o orçamento dos seguros das maiores seguradoras e com diferentes valores e coberturas. A partir daí, junto da Bumerangue Seguros, você saberá qual seguro agrícola mais vai se adequar ao que você precisa. Tudo isso com um atendimento de qualidade, rapidez e eficiência.

Entre em contato conosco e faça sua cotação sem compromisso!

Gostou de saber sobre seguro agrícola e quer saber muito mais quando o assunto é seguro? Fique sempre por dentro das dicas pelo nosso blog! Acompanhe-nos pelo Facebook e pelo Instagram para ficar de olho nas novidades. Até a próxima!

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre nossos Seguros e Serviços é só mandar uma mensagem 😉