Seguro de equipamentos portáteis: celular e notebook

31/03/2020

A popularização das tecnologias de internet sem fio como o 3G trouxe consigo a possibilidade de acesso à rede em qualquer lugar, fazendo com que os aparelhos portáteis como celular e notebook se tornassem cada vez mais requisitados, tanto para lazer quanto para trabalho e/ou estudo.

No entanto, a despeito da popularização, os investimentos em aparelhos portáteis continuam sendo bem altos, fazendo com que eventuais danos ou roubos acabem se tornando grandes prejuízos.

Em um cenário onde a violência cresce desenfreadamente, andar com equipamentos portáteis como celular e notebook nas ruas é demasiadamente arriscado. Como resposta a esse problema, o seguro de equipamentos portáteis assume papel de destaque ao proporcionar maior segurança aos investimentos feitos.

Na conversa de hoje falaremos sobre como contratar serviço de seguro para celular e notebook, qual a importância desse serviço e onde achar corretora de seguros em SP. Confira!

Como funciona o seguro de equipamentos portáteis?

Quando se trata de contratar serviço de seguro para celular e notebook, há dois tipos de cobertura no mercado: a básica e as adicionais.

Resumidamente, a cobertura simples ou básica cobre situações como furtos e roubos do equipamento, bem como danos causados por acidentes diversos, como quedas, raios, incêndios, explosões, aeronaves etc.

Já as coberturas adicionais, por sua vez, atendem a situações relacionadas a avarias causadas por quedas de energia, problemas causados por quaisquer líquidos, pagamento do aluguel de outro equipamento durante o período de reparo do segurado e proteção internacional para viagens ao exterior.

Há casos em que o corretor de seguro oferece coberturas extras, como serviços de assistência técnica, recuperação de dados importantes do equipamento, armazenamento gratuito e auxílio no descarte correto dos aparelhos.

A vigência desse tipo de seguro geralmente é de um ano, podendo ser contratado pela internet ou pessoalmente em uma corretora de seguros.

Os seguros de equipamentos portáteis, como celular e notebook, geralmente contam também com uma franquia que é cobrada em caso de sinistros que não envolvam o roubo ou furto do bem, com seu valor sendo geralmente cotado em 15% do valor total da apólice. Essa franquia pode ser deduzida no custo da indenização para a realização de eventuais reparos, então é interessante ficar atento a esse detalhe.

Como é feita a cotação para seguro de equipamentos portáteis? Como contratar esse serviço?

O cálculo da cotação de preço do seguro para equipamentos portáteis é feito com base nas características do bem, isto é, os primeiros fatores a ser avaliados são marca, modelo e data de aquisição para determinar quão novo é o equipamento. É importante lembrar que alguns aparelhos possuem seguros mais caros que outros. Por exemplo, é comum que o seguro de um smartphone possua valor mais alto que o de um notebook. Isso se deve ao fato de que smartphones são muito mais visados para furtos que outros equipamentos.

De forma similar aos seguros de moto, fatores como CEP de residência do segurado, locais onde este circula com o equipamento e frequência de uso também são levados em conta a fim de determinar os riscos ao qual o aparelho está exposto. Ou seja, quanto mais arriscada for a área onde você anda com o equipamento e quanto mais você o usa, maiores os riscos de sinistro, aumentando o valor da cotação do seguro.

Quanto à contratação do serviço, existem duas formas: contatar um corretor de seguros ou procurar diretamente uma seguradora que conte com o seguro.

A mais recomendada das formas sempre é contratar serviço de uma corretora de seguros, pois o corretor tem a função de compreender as necessidades do segurado, oferecendo o seguro que seja mais adequado ao seu perfil e esclarecendo todos os detalhes envolvidos nesse processo.

Antes de contratar serviço, é importante se certificar de que as empresas e profissionais envolvidos sejam realmente confiáveis. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa no site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), responsável por gerenciar todo o setor de seguros no País.

Vale lembrar que é importante que o segurado esteja sempre atento às condições e dados dispostos na apólice. Qualquer exclusão do seguro deve estar claramente expressa no contrato.

Seus dados pessoais e informações relacionadas ao equipamento devem estar relacionados corretamente. Para tal, é vital que você possua a nota fiscal e o manual original do produto, também necessários em caso de sinistro.

O seguro de equipamentos portáteis como celular e notebook realmente vale a pena?

Seguro de equipamentos portáteis

Aparelhos como celulares e notebooks caíram nas graças dos brasileiros devido à sua versatilidade. A grande integração promovida pela popularização da internet acentua essa característica, pois é possível se comunicar, fazer compras e até mesmo trabalhar em qualquer lugar graças à mobilidade desses aparelhos.

Tendo em mente quão necessários ao nosso cotidiano esses equipamentos se tornaram e os altos custos envolvidos na aquisição destes, a perda de um notebook ou celular pode implicar inúmeros prejuízos, que vão desde perdas pessoais a graves interrupções no fluxo de trabalho.

O aumento considerável nas taxas de roubos é outro fator preocupante. Para se ter ideia, segundo uma pesquisa recente, 63 smartphones são roubados por hora nas principais capitais do País. Com tamanha influência desses aparelhos no nosso dia a dia, um simples furto pode causar muitas dores de cabeça e prejuízos.

Procurando por corretora de seguro em SP? Conheça a Bumerangue Seguros! Somos uma corretora de seguros na Mooca cujo diferencial é a atenção ao segurado, pois fornecemos todo o suporte desde a escolha do seguro ideal até o seu acionamento, garantindo agilidade e eficácia no serviço!Gostou de saber mais sobre seguro de equipamentos portáteis? Siga o Blog Bumerangue e não perca nenhuma novidade sobre seguros! Siga-nos no Facebook e no Instagram! Interessado em algum seguro? Entre em contato conosco!

Por isso, a proteção das suas informações e dos seus investimentos torna-se uma grande necessidade, criando a demanda por um bom seguro!

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre nossos Seguros e Serviços é só mandar uma mensagem 😉