Seguro de Risco de Engenharia: qual a sua importância?

16/06/2020

Toda e qualquer construção está fadada a riscos, e sabendo que obras trazem gastos exorbitantes, independente do retorno, há um grande valor que foi utilizado e até mesmo perdido nesse processo. Com isso, são variados riscos, coisas que podem nem passar pela nossa cabeça, mas que pode ser crucial para o que está em reforma.


Visando proteger essas construções ou reformas, o Seguro de Riscos de Engenharia se torna mais do que essencial para quem quer proteger desde o início da obra até o final, se respaldando de danos no equipamento e instalações.

Por que esse seguro de risco de engenharia é tão importante?

Para saber mais, vamos conhecer melhor o Seguro de Risco de Engenharia e sua importância nas obras. Confira!

O Seguro de Risco de Engenharia pode ser contratado tanto pelo proprietário quanto pelo construtor, levando em conta que a construção ou reforma é responsabilidade dessas partes. Esse tipo de seguro pode proteger a estrutura e os materiais de danos e acidentes que tenham como resultado perdas e prejuízos.

Esse tipo de seguro cobre acidentes (imprevistos e súbitos) e quebra de equipamentos de produção e instalações ao decorrer das construções e obras, desde que sejam acidentais. A cobertura é feita em torno da obra e dos materiais utilizados que foram danificados por quebras e acidentes.

De acordo com o que é determinado na apólice, o seguro de risco de engenharia pode fazer reposições das instalações e dos materiais segurados que foram danificados. O que pode influenciar muito no sinistro do seguro no momento de sua abertura é se o acidente em questão gerou ou poderia gerar avarias em todo o processo de montagem e nos equipamentos que estão sendo utilizados, assim como grandes perdas e mais acidentes.

Além disso, o seguro de risco de engenharia também pode ser dividido em duas modalidades, gerando então duas fases importantíssimas para o processo do seguro de risco de engenharia. Vamos conferir essas duas fases:

Antes do funcionamento:

  • OCC (Obras Civis em Construção)

Essa modalidade engloba mais de 75% da obra quando é composta por obras civis (cimento, concreto, eletricidade e hidráulica). Quando menos de 25% é composta por equipamentos que permanecerão nas instalações após as obras, como ar-condicionado, elevadores e escadas rolantes, também há a cobertura, dependendo da apólice. Nessa modalidade, a cobertura é mais ampla.

  • IM (Instalação e montagem)

Uma obra composta de mais de 75% em montagens em geral, (hidráulicas, elétricas, mecânicas, entre outras) tem a cobertura do seguro para variados tipos de danos, se incluídos na apólice. Em equipamentos, estruturas metálicas, máquinas e qualquer outro tipo de material instalado pode ter a proteção do seguro, se ocorrido na fase de montagem e manutenção dos equipamentos.

  • OCC/IM (Obras Civis em Construção, Instalação e Montagem)

Em obras, acaba não sendo incomum o valor da instalação e da montagem ultrapassar 25% do valor da obra. No caso, assim que esses 25% são superados, há a necessidade por parte do segurado de contratar modalidades conjugadas, como citamos acima. O segurado também pode contratar um seguro de obras civis nas instalações e montagens.

Em funcionamento:

Essa modalidade é mais específica, pois ocorre em torno dos equipamentos eletrônicos e máquinas, e há uma cobertura mais adequada para casos em que ocorra danos internos e externos no setor informático. O seguro pode cobrir danos em gerais nesses equipamentos eletrônicos, como também quebra, riscos operacionais e danos de fabricação.

  • QM (Quebra de Máquinas)
  • EE (Equipamentos Eletrônicos)
  • Danos na fabricação

Nas fases de funcionamento, também há as modalidades conjugadas:

  • Lucros Cessantes em Decorrência de Quebra de Máquinas
  • Quebra de Máquinas com Interrupção da Produção
  • Riscos Operacionais
  • Funcionamento Operacional
Seguro de Risco de Engenharia

Por que contratar o Seguro de Risco de Engenharia?

Uma cobertura adequada e completa não só pode como é essencial para o que você busca em sua construção, obra ou reforma, pois sabemos o alto custo dos materiais e de todo o investimento. Danos e riscos aos equipamentos acabam sendo bem comuns no processo de construção e reforma, e para proteger esses bens tanto em manutenção quanto em reposição, o seguro de risco de engenharia é o seguro perfeito para você.

Alguns seguros têm uma cobertura ainda mais ampla, que oferecem proteção para danos dos equipamentos causados em tumultos, despesas com retiradas de entulho, despesas após conclusão das obras, obras temporárias, incêndios após a entrega das obras, danos morais decorrentes (involuntariamente a terceiros) de responsabilidade civil no processo de construção e outros que poderão conter na apólice, com garantia.

Você pode contar com uma proteção completa para riscos de engenharia clicando aqui, lembrando como podemos nos segurar de riscos e danos aos equipamentos de uma obra com a adesão de um bom seguro de risco de engenharia.

Cotação de Seguro de Risco de Engenharia

Seguro de Risco de Engenharia

Para uma obra ser bem-sucedida sem riscos após sua conclusão, o importante é investir em mão de obra qualificada e materiais de qualidade. Por isso, por que seria diferente com o seguro de risco de engenharia contratado? Com um bom seguro, você evita dores de cabeça e tem mais tempo para pensar em seu projeto e tirá-lo do papel!

Entrando em contato com a Bumerangue Seguros, você pode fazer uma contratação de seguros que vai caber perfeitamente no seu orçamento e com toda a cobertura adequada e completa para a sua reforma. São vários tipos de seguros para todos os tipos de perfis e imprevistos, com as maiores seguradoras.

Seguro de Risco de Engenharia

Pense bem: vale a pena deixar sua obra vulnerável e sem uma proteção adequada? Claro que não! Por isso, faça uma cotação com uma corretora de seguros que realmente entende do assunto e está nesse mercado há mais de 30 anos: Bumerangue Seguros!

Faça uma cotação conosco agora mesmo!

Gostou do post de hoje? Você pode conferir muito mais no nosso blog, além de novidades no nosso Facebook e Instagram. Então, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!

Até a próxima!

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre nossos Seguros e Serviços é só mandar uma mensagem 😉
Powered by