As câmeras fotográficas fazem parte do cotidiano de cada pessoa. Quem nunca precisou usar o celular para tirar fotos de alguma paisagem, ou utilizar as antigas câmeras fotográficas para fotografar eventos importantes? Independente da época, do cenário e dos aparelhos, as câmeras fotográficas têm um destaque muito grande em vários fatores.
Há muito tempo, as câmeras fotográficas deixaram de ser apenas um acessório e se tornaram parte da vida de muitas pessoas, que buscam registrar momentos únicos através de um click. Mas e quando ocorre um imprevisto ou um acidente desagradável?
Hoje, você vai saber tudo sobre o seguro câmera fotográfica e como esse seguro é essencial na vida de fotógrafos profissionais, aspirantes ou apenas quem quer proteger bons momentos capturados. Confira!
O que é o seguro câmera fotográfica e como funciona?
Assim como muitos seguros, o seguro câmera fotográfica garante ao segurado maior proteção em diversos casos, podendo ressarcir e indenizar o segurado em algumas situações de sinistro. Isso se dá principalmente pelo fato de que as pessoas que fotografam usando suas câmeras podem utilizá-la em ambientes externos e expor o aparelho a certos riscos. Por isso é tão importante fazer a contratação de um seguro câmera fotográfica para não ficar no prejuízo nessas horas.
Vale a pena ressaltar que o seguro conta com condições para os equipamentos portáteis, que podem variar muito de seguradora. Existem seguros que cobrem câmeras a partir de R$ 500 e outros que tem cobertura para valores superiores, mas para saber qual o pacote ideal para você é fundamental entrar em contato com uma corretora de seguros. Além disso, no geral, as seguradoras aceitam cobrir câmeras com, no máximo, cinco anos de utilização.
Dentro desse leque de opções de seguro câmera fotográfica pode haver cobertura para lentes, tripés e diversos acessórios que são cobrados em valores muito altos. Além disso, o valor do seguro vai depender muito do perfil do cliente e do equipamento.
Nos casos em que a câmera foi comprada fora do Brasil, é necessário apresentar a nota fiscal do país onde a câmera foi comprada.
O que fazer se a nota fiscal está no nome de outra pessoa?
Nesse caso, fazer o seguro não é exatamente o problema, é possível e os nomes das partes “proprietário” e “utilizador do bem” têm que ser informadas. Porém, em caso de sinistro, será necessário apresentar algum documento que possa comprovar que na ocasião do sinistro esse equipamento de fato pertencia à mesma pessoa para quem foi feito o seguro originalmente e estava sendo utilizado por tal pessoa durante o ano da vigência do seguro.
Na maioria dos casos, quando a compra é feita em nome de familiar, quase sempre isso não representa um problema para o seguro.
Posso contratar o seguro câmera fotográfica para uma câmera alugada?
A resposta é: sim! É até ideal que seja feito um seguro de equipamentos portáteis para câmeras alugadas, pois dessa forma, em caso de quaisquer prejuízos, os valores podem ser ressarcidos sem dores de cabeça. Nesse caso, é imprescindível possuir algum tipo de vínculo contratual entre segurado, locatário ou locador.
Quais as coberturas do seguro câmera fotográfica?
O seguro câmera fotográfica conta com diferentes coberturas, e muitas seguradoras ainda oferecem a possibilidade de contratar coberturas adicionais para deixar seu seguro muito mais completo. São diferentes coberturas para atender a todas as demandas que o segurado precisa e sem pesar no bolso.
Vamos conferir algumas coberturas que podem fazer parte da lista de cobertura do seu seguro câmera fotográfica. Mas lembre-se: as coberturas disponíveis tanto no pacote convencional quanto em coberturas adicionais podem variar dependendo da seguradora, pois cada uma trabalha de um jeito diferente. Por isso, o ideal é falar com uma corretora de seguros.
Veja abaixo algumas coberturas:
- Cobertura para danos físicos, como impactos, incêndios, tentativa de roubo e colisão de veículos;
- Subtração de bens;
- Conserto de câmera fotográfica;
- Furto, com a apresentação do boletim de ocorrência;
- Danos elétricos causados ao equipamento;
- Garantia internacional, estendendo a proteção da sua câmera por todo o Brasil e também mundo afora, em viagens e trajetos internacionais;
- Danos por líquidos, para o caso de derrubarem líquidos sobre o equipamento sem querer.
Por que contratar o seguro câmera fotográfica?
Infelizmente, todos estamos fadados aos imprevistos e às situações com surpresas desagradáveis, e por isso é necessário pensar numa proteção maior. Imagine que você acabou de comprar uma câmera fotográfica e quer registrar todos os momentos possíveis, mas a câmera foi roubada ou furtada. Seria horrível, não seria?
Os apaixonados por fotografia sabem do valor de uma boa câmera, afinal, não é de qualquer jeito que as fotos vão ficar incríveis pela qualidade do equipamento. Se uma situação de sinistro como o exemplo acima acontece, mas você contratou um seguro para sua câmera, você ficará muito mais tranquilo.
O seguro equipamentos portáteis para câmera fotográfica é uma opção incrível para quem quer maior proteção aos seus investimentos. Tem uma câmera fotográfica e gostaria de deixá-la protegida de imprevistos? Fale com a gente!
Como contratar seguro para câmera fotográfica
Agora que você já sabe o que é e como funciona esse tipo de seguro para equipamentos portáteis, fica muito mais fácil de fazer a contratação. Mas não se deixe enganar: para não ter nenhuma dor de cabeça no futuro, contar com uma corretora de seguros competente é a solução!
A Bumerangue Seguros é uma corretora de seguros que está há mais de 30 anos no mercado, trabalhando com as maiores seguradoras para oferecer todo tipo de seguro com a qualidade e rapidez para deixar você, sua família e seus investimentos muito mais protegidos.
Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para fazer uma cotação sem compromisso!
Gostou de saber mais sobre seguro para câmera fotográfica? Fique por dentro de todas as novidades sobre seguro em nosso blog e também nos siga pelo Facebook e Instagram! Até a próxima!