Infelizmente, roubo e furto de motos tem sido uma realidade cada vez mais frequente, e isso pode se tornar um fator determinante para quem busca comprar uma moto nova. Afinal, imagina a dor de cabeça que seria não encontrar sua moto devidamente estacionada por que alguém a roubou?
Mas, nem tudo está perdido! Mesmo com os riscos do dia a dia, é possível melhorar esse quadro. Ter um seguro de moto é mais do que essencial, principalmente com a cobertura contra roubos e furtos. Assim, você pode comprar sua moto sabendo que, numa situação de imprevisto desagradável como a de roubo e furto, não ficará desamparado.
Quer comprar uma moto nova, mas não sabe o que fazer e os cuidados que deve tomar? Agora, você vai conferir tudo o que precisa saber sobre seguro de moto, preço médio do seguro e até mesmo as motos mais roubadas. Fique com a gente!
As Motos Mais Roubadas
Para que possamos entender melhor, por meio dos números, como pessoas mal-intencionadas agem, é preciso observar o histórico e saber quais são as motos mais roubadas, além das regiões onde isso ocorre com mais frequência e também o período. Confira esses números:
• A média de motos mais roubadas:
1° Honda XRE 300
2° Honda CB 300R
3° Honda CG 150 FAN ESDI
4° Honda CG 160 FAN ESDI
5° Honda CG 160 FAN KS
6° CBX 250 Twister
7° Yamaha FAZER YS250
8° Yamaha XTZ250 TÉNÉRÉ
9° Honda CG 150 FAN KS
10° Honda CG 125 FAN KS
Fonte: secretaria de segurança pública de SP – dados analisados pelo núcleo de pesquisa da faculdade FECAP.
Os furtos e roubos de motos ocorrem com mais frequência em algumas cidades do Brasil. Além das motos mais roubadas acima, também separamos as 5 cidades com maior número de roubos e furtos de motos. Veja a seguir:
1° São Paulo
2° Rio de Janeiro
3° Belo Horizonte
4° Porto Alegre
5° Salvador
E mais alguns levantamentos também foram realizados, assim como o período do roubo, que ocorre bem mais durante a noite e a madrugada – um ótimo fator a se pensar para a contratação de um seguro de moto.
Prevenindo-se Contra Furtos e Roubos de Motos
Ter um seguro de moto faz toda a diferença, mas nada substitui o desconforto e o constrangimento em não encontrar a moto onde ela deveria estar. Por isso, separamos algumas medidas de prevenção contra roubos e furtos de motos. Confira as dicas!
1. Adquira um bom alarme
Com alarme, a probabilidade da sua moto ser roubada se torna muito mais baixa que a de uma moto sem alarme.
2. Correntes e travas
Também auxiliando na prevenção contra roubos e furtos, as correntes com cadeados e travas pode servir como um “desestímulo” aos roubos.
3. Estacionamento
O essencial é buscar por um estacionamento, onde a segurança é bem maior. Sempre fique atento ao local onde vai deixar a moto e evite ao máximo lugares desertos.
4. Evite fazer as mesmas rotas em lugares perigosos
Se o lugar é muito perigoso, mude o percurso algumas vezes e evite passar por lugares muito desertos.
5. Proteja bem sua garagem
Deixe sua garagem bem trancada e cubra todas as possíveis aberturas que facilitariam a entrada e a fuga do ladrão.
6. Remova as chaves da ignição
Mesmo que a moto esteja estacionada na sua garagem, não a deixe com a chave.
Com essas dicas, fica muito mais fácil proteger sua moto contra roubos e furtos!
Por que ter um Seguro de Moto?
Mesmo que você siga todas as dicas de prevenção, todo cuidado continua sendo pouco. Há situações que, mesmo assim, um seguro de moto é fundamental.
Todo o investimento que você fez ao longo do tempo e cada centavo que você juntou com muito suor deve ser valorizado. Tendo um seguro de moto, o valor da cobertura pode cobrir uma moto nova, o que não deixaria você na mão.
Além disso, sua moto também pode ficar segura contra outros imprevistos, tais como colisão, incêndios, acessórios, assistência 24 horas para guinchos e outras coberturas essenciais para manter sua moto segura.
Qual o Preço Médio do Seguro de Moto?
Para saber o preço médio do seguro, você deve fazer uma cotação com a sua corretora de seguros. Com base em alguns fatores, é gerado o valor que vai assegurar sua moto com um ótimo custo-benefício. Alguns desses fatores são:
• as coberturas do seguro;
• motos com rastreadores (pode haver diminuição no preço);
• idade e habilitação (quanto mais experiente o condutor, menor pode ser preço);
• histórico;
• cilindradas;
• local de residência; e
• modelo da moto.
Os preços podem variar de R$ 680,33 a R$ 2.937,36 num geral, sem separar os fatores que citamos acima. Claro que a cobertura varia de seguradora para seguradora, por isso é essencial entrar em contato com uma corretora de seguros.
Contratando uma Corretora de Seguros
A Bumerangue Seguros é uma corretora de seguros que trabalha com as maiores seguradoras do mercado com um atendimento de qualidade.
Fazendo uma cotação, você recebe o levantamento dos valores do seguro de moto de cada seguradora, com a cobertura necessária para proteger sua moto. Isso ajuda você a escolher qual o preço que melhor cabe no seu bolso.
Não perca mais tempo e faça sua cotação de seguro de moto com a gente agora mesmo! Deixe sua moto mais segura e tenha maior tranquilidade no dia a dia.
Agora que você já sabe tudo sobre seguro de moto e como proteger sua motocicleta com dicas incríveis, confira muito mais em nosso Blog Bumerangue! Fique de olho em nosso Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades. Até a próxima!